-
Entrada de dados:
- Solicitar ao usuário que insira o valor em Cruzeiros (Cr$).
- Armazenar o valor em uma variável, por exemplo,
cruzeiros.
-
Processamento:
- Multiplicar o valor em Cruzeiros por 10 para obter o valor equivalente em Moedinhas.
- Armazenar o resultado em uma variável, por exemplo,
moedinhas.
-
Saída de dados:
- Exibir o valor em Moedinhas.
Introdução
E aí, pessoal! Hoje vamos mergulhar em um tema superinteressante e um pouco nostálgico: o sistema monetário brasileiro de 1960. Para quem não sabe, essa época foi marcada por mudanças significativas na economia do Brasil, e entender como o dinheiro funcionava naquele tempo pode nos dar uma perspectiva valiosa sobre a nossa história. E, para deixar tudo ainda mais divertido, vamos usar o PSeInt para resolver alguns exercícios práticos. Preparados?
O que era o Cruzeiro?
Na década de 1960, a moeda oficial do Brasil era o Cruzeiro. Sim, antes do Real, tivemos várias outras moedas, e o Cruzeiro foi uma delas. Implementado em 1942, o Cruzeiro passou por diversas fases e reformas até ser substituído pelo Cruzado em 1986. Entender o valor e a conversão do Cruzeiro é essencial para resolver os exercícios que vamos propor. Imagine que você está viajando no tempo e precisa fazer compras com essa moeda! É quase como um jogo, só que com um toque de história e matemática.
Por que usar PSeInt?
"Ah, mas por que PSeInt?", você pode estar se perguntando. Simples! O PSeInt é uma ferramenta incrível para quem está começando a programar. Ele usa uma linguagem simples e em português, o que facilita muito o aprendizado. Além disso, ele é ótimo para entender a lógica por trás dos algoritmos, que é fundamental em qualquer linguagem de programação. Então, mesmo que você nunca tenha programado antes, não se preocupe! Vamos te guiar passo a passo. E, quem sabe, você não se apaixona pela programação?
Como este artigo vai te ajudar
Neste artigo, vamos apresentar alguns exercícios resolvidos que simulam situações do cotidiano da década de 1960, utilizando o sistema monetário da época. Vamos desde a conversão de valores até a simulação de compras e vendas. O objetivo é que você consiga entender como o dinheiro circulava naquela época e, ao mesmo tempo, aprender a aplicar seus conhecimentos de programação em PSeInt. Então, preparem seus computadores, abram o PSeInt e vamos começar essa jornada no tempo!
Exercício 1: Conversão de Valores
Problema
Crie um algoritmo em PSeInt que converta um valor em **_Cruzeiros (Cr equivale a 10 Moedinhas. O programa deve solicitar ao usuário que insira um valor em Cruzeiros e, em seguida, exibir o valor equivalente em Moedinhas.
Solução
Código em PSeInt
Algoritmo ConversaoCruzeiroMoedinha
Var
cruzeiros, moedinhas: real
Inicio
Escreva "Digite o valor em Cruzeiros (Cr$): "
Leia cruzeiros
moedinhas <- cruzeiros * 10
Escreva "O valor equivalente em Moedinhas é: ", moedinhas
FimAlgoritmo
Explicação do código
- A linha
Algoritmo ConversaoCruzeiroMoedinhadeclara o nome do algoritmo. - A seção
Vardeclara as variáveis que serão utilizadas no algoritmo. Neste caso, temoscruzeirosemoedinhas, ambas do tipo real (números com casas decimais). - A linha
Escreva "Digite o valor em Cruzeiros (Cr$): "exibe uma mensagem na tela solicitando que o usuário digite o valor em Cruzeiros. - A linha
Leia cruzeiroslê o valor digitado pelo usuário e armazena na variávelcruzeiros. - A linha
moedinhas <- cruzeiros * 10calcula o valor em Moedinhas, multiplicando o valor em Cruzeiros por 10, e armazena o resultado na variávelmoedinhas. - A linha
Escreva "O valor equivalente em Moedinhas é: ", moedinhasexibe o valor em Moedinhas na tela. - A linha
FimAlgoritmoindica o fim do algoritmo.
Exercício 2: Simulação de Compras
Problema
Crie um algoritmo em PSeInt que simule uma compra em uma loja na década de 1960. O programa deve permitir que o usuário insira o preço de três produtos em Cruzeiros e, em seguida, calcule o valor total da compra. Além disso, o programa deve calcular o valor do troco, caso o usuário pague com uma nota de 100 Cruzeiros.
Solução
-
Entrada de dados:
- Solicitar ao usuário que insira o preço do primeiro produto em Cruzeiros.
- Armazenar o valor em uma variável, por exemplo,
produto1. - Repetir o processo para o segundo e terceiro produtos, armazenando os valores em
produto2eproduto3, respectivamente.
-
Processamento:
| Read Also : Learn Spanish: Watch INews With Subtitles!- Calcular o valor total da compra, somando os preços dos três produtos.
- Armazenar o resultado em uma variável, por exemplo,
total. - Calcular o valor do troco, subtraindo o valor total da compra de 100 Cruzeiros.
- Armazenar o resultado em uma variável, por exemplo,
troco.
-
Saída de dados:
- Exibir o valor total da compra.
- Exibir o valor do troco.
Código em PSeInt
Algoritmo SimulacaoCompra
Var
produto1, produto2, produto3, total, troco: real
Inicio
Escreva "Digite o preço do primeiro produto (Cr$): "
Leia produto1
Escreva "Digite o preço do segundo produto (Cr$): "
Leia produto2
Escreva "Digite o preço do terceiro produto (Cr$): "
Leia produto3
total <- produto1 + produto2 + produto3
troco <- 100 - total
Escreva "Valor total da compra: ", total
Escreva "Troco: ", troco
FimAlgoritmo
Explicação do código
- A linha
Algoritmo SimulacaoCompradeclara o nome do algoritmo. - A seção
Vardeclara as variáveis que serão utilizadas no algoritmo. Neste caso, temosproduto1,produto2,produto3,totaletroco, todas do tipo real. - As linhas
EscrevaeLeiasolicitam e armazenam os preços dos três produtos. - A linha
total <- produto1 + produto2 + produto3calcula o valor total da compra. - A linha
troco <- 100 - totalcalcula o valor do troco. - As linhas
Escrevaexibem o valor total da compra e o troco. - A linha
FimAlgoritmoindica o fim do algoritmo.
Exercício 3: Desconto em Produtos
Problema
Em 1960, era comum encontrar promoções e descontos em lojas. Crie um algoritmo em PSeInt que calcule o valor de um produto com um desconto de 15%. O programa deve solicitar ao usuário que insira o preço original do produto em Cruzeiros e, em seguida, exibir o valor do produto com o desconto aplicado.
Solução
-
Entrada de dados:
- Solicitar ao usuário que insira o preço original do produto em Cruzeiros.
- Armazenar o valor em uma variável, por exemplo,
precoOriginal.
-
Processamento:
- Calcular o valor do desconto, multiplicando o preço original por 0.15 (15%).
- Armazenar o resultado em uma variável, por exemplo,
desconto. - Calcular o valor do produto com o desconto, subtraindo o valor do desconto do preço original.
- Armazenar o resultado em uma variável, por exemplo,
precoFinal.
-
Saída de dados:
- Exibir o valor do produto com o desconto.
Código em PSeInt
Algoritmo DescontoProduto
Var
precoOriginal, desconto, precoFinal: real
Inicio
Escreva "Digite o preço original do produto (Cr$): "
Leia precoOriginal
desconto <- precoOriginal * 0.15
precoFinal <- precoOriginal - desconto
Escreva "O valor do produto com desconto é: ", precoFinal
FimAlgoritmo
Explicação do código
- A linha
Algoritmo DescontoProdutodeclara o nome do algoritmo. - A seção
Vardeclara as variáveis que serão utilizadas no algoritmo. Neste caso, temosprecoOriginal,descontoeprecoFinal, todas do tipo real. - As linhas
EscrevaeLeiasolicitam e armazenam o preço original do produto. - A linha
desconto <- precoOriginal * 0.15calcula o valor do desconto. - A linha
precoFinal <- precoOriginal - descontocalcula o valor do produto com o desconto. - A linha
Escrevaexibe o valor do produto com o desconto. - A linha
FimAlgoritmoindica o fim do algoritmo.
Exercício 4: Comparação de Preços
Problema
Crie um algoritmo em PSeInt que compare os preços de dois produtos e determine qual deles é o mais barato. O programa deve solicitar ao usuário que insira os preços dos dois produtos em Cruzeiros e, em seguida, exibir uma mensagem indicando qual produto é o mais barato.
Solução
-
Entrada de dados:
- Solicitar ao usuário que insira o preço do primeiro produto em Cruzeiros.
- Armazenar o valor em uma variável, por exemplo,
preco1. - Solicitar ao usuário que insira o preço do segundo produto em Cruzeiros.
- Armazenar o valor em uma variável, por exemplo,
preco2.
-
Processamento:
- Comparar os preços dos dois produtos.
- Se o preço do primeiro produto for menor que o preço do segundo produto, exibir uma mensagem indicando que o primeiro produto é o mais barato.
- Caso contrário, se o preço do segundo produto for menor que o preço do primeiro produto, exibir uma mensagem indicando que o segundo produto é o mais barato.
- Se os preços forem iguais, exibir uma mensagem indicando que os produtos têm o mesmo preço.
-
Saída de dados:
- Exibir a mensagem indicando qual produto é o mais barato ou se os produtos têm o mesmo preço.
Código em PSeInt
Algoritmo ComparacaoPrecos
Var
preco1, preco2: real
Inicio
Escreva "Digite o preço do primeiro produto (Cr$): "
Leia preco1
Escreva "Digite o preço do segundo produto (Cr$): "
Leia preco2
Se preco1 < preco2 Então
Escreva "O primeiro produto é o mais barato."
Senão
Se preco2 < preco1 Então
Escreva "O segundo produto é o mais barato."
Senão
Escreva "Os produtos têm o mesmo preço."
FimSe
FimSe
FimAlgoritmo
Explicação do código
- A linha
Algoritmo ComparacaoPrecosdeclara o nome do algoritmo. - A seção
Vardeclara as variáveis que serão utilizadas no algoritmo. Neste caso, temospreco1epreco2, ambas do tipo real. - As linhas
EscrevaeLeiasolicitam e armazenam os preços dos dois produtos. - A estrutura
Se ... Então ... Senão ... FimSecompara os preços dos produtos e exibe a mensagem correspondente. - A linha
FimAlgoritmoindica o fim do algoritmo.
Conclusão
E aí, pessoal! Chegamos ao fim da nossa jornada no tempo! Espero que vocês tenham se divertido e aprendido bastante com esses exercícios resolvidos em PSeInt sobre o sistema monetário brasileiro de 1960. Explorar o passado através da programação é uma forma incrível de entender a nossa história e desenvolver habilidades que serão úteis em diversas áreas da vida. Então, não parem por aqui! Continuem praticando, explorando novos desafios e aprimorando seus conhecimentos. E quem sabe, no futuro, vocês não estarão criando soluções inovadoras para os problemas do presente? Até a próxima!
Lastest News
-
-
Related News
Learn Spanish: Watch INews With Subtitles!
Jhon Lennon - Oct 23, 2025 42 Views -
Related News
Maria Mercedes: A Classic Telenovela
Jhon Lennon - Nov 14, 2025 36 Views -
Related News
INews12 New Jersey Live: Your Local News Now
Jhon Lennon - Oct 23, 2025 44 Views -
Related News
David Anak GP Ansor: Siapa Dia Dan Mengapa Viral Di Twitter?
Jhon Lennon - Oct 23, 2025 60 Views -
Related News
Nickelodeon Live: Your Guide To Live Shows
Jhon Lennon - Oct 23, 2025 42 Views